No presente livro os 13 capítulos se direcionam a diferentes elementos da semiótica peirceana ou a caracterizações de Duval para tratar dos signos em atividades de modelagem matemática.No Capítulo 1, intitulado Interlocuções entre Modelagem Matemática e Semiótica, Lourdes Maria Werle de Almeida, Karina Alessandra Pessoa da Silva e Michele Regiane Dias Veronez tratam de diferentes interlocuções da semiótica com a modelagem com a finalidade de entender e identificar o papel da semiótica no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática.Paulo Henrique Hideki Araki, no Capítulo 2, A atribuição de significado em uma atividade experimental de modelagem matemática, apresenta uma atividade experimental investigativa para discutir a atribuição de significado, associando os interpretantes produzidos pelos alunos com o fenômeno e com os objetos matemáticosque emergiram na atividade de modelagem matemática desenvolvida pelos alunos.elementos semióticos em atividades de modelagem matemática 11 No Capítulo 3, Análise semiótica da comunicação em uma atividade de modelagem matemática com experimentação, Robson Aparecido Ramos Rocha investiga como a comunicação em atividades de modelagem matemática é mediada por signos.A análise realizada evidencia como a semiose dos alunos associa objetos matemáticos e a situação estudada na atividade de modelagem. Signos interpretantes no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática é o tema de Thiago Fernando Mendes no Capítulo 4. A caracterização de interpretante imediato, interpretante dinâmico e interpretante final é realizada emuma atividade de modelagem matemática desenvolvida por alunos em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral.No Capítulo 5, A geração de signos em uma atividade de modelagem matemática em um contexto tecnológico, Carina Chulek analisa interpretantes produzidos pelos alunos quando o desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática é ancorado no uso do software Geogebra.No capítulo 6, Análise dos signos e estratégias dos alunos em uma atividade de modelagem matemática, Thais Maya Koga apresenta considerações relativas à produção de signos em sintonia com as categorias fenomenológicas caracterizadas por Charles Sanders Peirce. Estes signos são identificados nas estratégias dos alunosquando desenvolvem uma atividade de modelagem matemática.Evidenciar o papel de signos diagramáticos no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática por alunos de um curso de Licenciatura e