Em defesa da escola: pedagogias da educação pública na disputa pela democracia

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    • 1
      Autor
      Barbosa: Silveira Indisponível
    • 2
      Editora
      SULINA Indisponível
    • 3
      Páginas
      296 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2023 Indisponível
    • 5
      Ano
      2023 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 1.01 x 23 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786557591079 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      01/05/2023 Indisponível
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A história da República Brasileira foi tecida a partir de uma dinâmica de poucos momentos de governos legítimos, em proximidade com a democracia e a cidadania, e muitas interrupções, por movimentos autoritários, que mantiveram grande parte da população excluída da escola. Esse processo histórico instável dificultou a construção das políticas, legislações e orçamentos educacionais. O tamanho do país, as desigualdades sociais, os territórios diferenciados estiveram entre os impasses para a construção de um pensamento nacional sobre a educação e a consolidação de um sistema educacional articulado, mas não homogeneizado, que tivesse como centro a formação humana e o direito universal à escolarização. No início do século XX começou a ser elaborada a construção de um pensamento nacional sobre a educação, sustentado no reconhecimento da educação como um direito de todos os cidadãos e na necessidade de organização das redes públicas. Esse pensamento pedagógico tem como referência Anísio Teixeira, Florestan Fernandes, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Milton Santos e Maria Nilde Mascelani, entre tantos e tantas. Suas ideias inspiram a construção de propostas educativas qualificadas e democratizadoras nas escolas públicas e universidades e são trazidas como estruturais para pensar Pedagogias para Sociedades Democráticas. Retomar essa tradição, não para copiá-la ou mantê-la na íntegra, mas para assumi-la como a raiz de uma grande árvore que sustenta um projeto educativo que segue expandindo-se e incorporando novas teorias e práticas. Criar uma escola que não seja qualquer escola, mas a escola comum para a população brasileira, uma escola emancipadora que acolha a todos, crianças, jovens e adultos, que construa pertencimento, vida comum e bem viver no seu dia a dia, que defenda e afirme uma ética do cuidado e os valores da democracia, da beleza, da sensibilidade e da solidariedade.

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