ENSAIOS DE TEODICEIA

SKU 189417
ENSAIOS DE TEODICEIA

ENSAIOS DE TEODICEIA

SKU 189417
9786589624998
R$ 149,70
R$ 119,76
2 x de R$ 59,88 sem juros no Cartão
1 x de R$ 119,76 sem juros no Boleto
    • 1
      Autor
      LEIBNIZ, G. W Indisponível
    • 2
      Editora
      KOTTER EDITORIAL Indisponível
    • 3
      Páginas
      506 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2022 Indisponível
    • 5
      Ano
      2022 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      ISBN
      9786589624998 Indisponível
    • 9
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
Qtde.
- +
R$ 149,70
R$ 119,76
Quantidade

Produto Indisponível

Avise-me quando chegar

Cartão

1 x sem juros de R$ 119,76 no Cartão

2 x sem juros de R$ 59,88 no Cartão

Consulte frete e prazo de entrega

Não sabe o CEP?
A obra Ensaios de teodiceia do filósofo Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) foi publicada no ano de 1710 e em idioma francês. Curiosamente ela traz consigo um subtítulo extremamente importante para o qual, nem sempre, estamos atentos: sobre a bondade de Deus, a liberdade do homem e a origem do mal. São problemas imensos, metafísicos e sobre os quais nunca cessou de haver grande discussão e controvérsia. Em outras palavras, o subtítulo é, no fundo, talvez a melhor descrição do conteúdo da própria obra e trata, por assim dizer, de temas capitais da história do pensamento, isto é, o cerne da própria concepção de teodiceia só pode ser plenamente compreendido no escopo de uma discussão sobre a bondade divina, a liberdade humana e acerca da origem do mal. Rigorosamente falando, a própria concepção de teologia racional ou natural, muito antes de estar próxima da tese judaico-cristã, já tinha proximidade com a metafísica aristotélica. Logo, quando na modernidade, Leibniz denomina um projeto como teodiceia não o faz de modo gratuito ou inventado, mas por haver um suporte para tal concepção. É o mesmo tipo de suporte que permitirá a Hegel, já no século XIX, articular sua proposta de filosofia da religião. Por isso, Heine parece perspicaz em sua percepção sobre Hegel e Leibniz: "Eis o grande Hegel, o maior filósofo que a Alemanha já produziu desde Leibniz (HEINE, 1991, p. 122-123). Note-se aqui o duplo elogio. Contudo, o mesmo autor, também na célebre Contribuição à história da religião e da filosofia na Alemanha, apresenta, ao menos a um primeiro olhar, um juízo não muito favorável ao pensador. Para ele, Leibniz é herdeiro da tradição idealista de Descartes e com suas doutrinas matemáticas e, notadamente com a explicação sobre as mônadas, causa impacto no ambiente filosófico alemão e europeu. Todavia, segundo ele, os Ensaios de teodiceia, a despeito de ter sido bastante discutida na Alemanha, foi seu trabalho menos satisfatório: "Entre todos os escritos de Leibniz, Teodiceia foi o mais discutido na Alemanha. E, no entanto, sua obra filosófica mais fraca" (Heine, 1991, p. 58). A suposta fraqueza da obra de Leibniz se deve ao fato de que a mesma tenta articular uma resposta racional para diversas questões centrais docristianismo num tempo onde isso não parece ser bem recebido. Por isso, não fortuitamente, o destino dela foi receber a mais severa crítica dos seus contemporâneos.

Avaliar produto

Preencha seus dados, avalie e clique no botão Avaliar Produto.
Muito Ruim Ruim Bom Muito Bom Excelente

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca