Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense PPGE/UFF, a pesquisa que deu origem a este livro teve por finalidade identificar e analisar os elementos apontados por professores iniciantes acerca das razões pelas quais abandonaram o magistério. Os depoimentos dos envolvidos evidenciam que as experiências docentes vividas durante a formação inicial foram decisivas para a superação das dificuldades que emergiram no começo da carreira e apontam considerável relação entre as precárias condições de trabalho enfrentadas e a difícil decisão de abandonar a profissão. As análises evidenciam que a superação deste quadro requer a adoção de medidas calcadas em pesquisas acadêmicas que fomentem a adoção de políticas que contribuam para a diminuição dos impactos provocados no começo da profissão e para a redução das taxas de abandono. Esperamos que este e outros retratos do magistério provoquem não somente a permanência na profissão, mas também a edificação de condições de trabalho dignas e atrativas como merecem professores, estudantes e a sociedade como um todo. Que novos retratos sejam produzidos e revelem as potencialidades da educação pública brasileira é o que desejamos, traduzindo em palavras e imagens diferentes perspectivas educacionais!