Com a intenção de favorecer a afirmação da consciência coletiva sobre a extrema importância da formação humana e escrito a partir da vivência das autoras nessa área, o livro pretende que os leitores possam compreendê-lo como um projeto vivido, capaz de incentivá-los a construir seu próprio projeto, entrando em contato com o conhecimento e descobrindo-o como novo e transformado. Dedicado aos pais e às mães das crianças que frequentam nossas escolas, bem como aos professores e professoras, ousamos pedir a eles que leiam o livro e façam seu próprio pensamento transformar o texto em um novo texto, cada um a sua maneira. Com certeza teriam muitas histórias para contar. E dessas histórias poderiam retirar a teoria que pertence à natureza da escola, do trabalho do professor e da aprendizagem dos alunos. Esse foi o método que utilizamos para escrever o livro. Esperamos assim haver tornado acessíveis os temas sempre muito complexos da aprendizagem tais como a mediação, a autonomia, o clima afetivo, o preconceito, as mudanças culturais, as patologias sociais, o autocontrole e a motivação. A reflexão sobre esses temas é necessária e pode ser muito prazerosa quando as relações entre os temas se estabelecem no pensamento dos leitores, num processo próprio de invenção dos encaminhamentos das questões da vida cotidiana.