Em ESG nas franquias: casos práticos e premiados, o autor faz da narrativa a metodologia para comunicar sua pesquisa, trazendo-a como fio condutor da própria história. Ele nos brinda com generosas partilhas de conhecimento capazes de indicar pistas para franqueadores e amantes do sucesso obtido pelas próprias mãos.O modelo de franquias tem uma característica rara e poderosa: a capacidade de unir força global com raízes locais. Essa combinação possibilita que marcas se expandam em escala nacional e internacional sem perder o vínculo com os contextos sociais, culturais e econômicos em que atuam. Apesar dessa extraordinária capacidade, o franchising ainda não tem o protagonismo que merece no debate público nem nas políticas de incentivo econômico no Brasil. Ao passo que setores mais tradicionais recebem incentivos generosos e ampla visibilidade institucional, as redes de franquias - presentes de Norte a Sul, movimentando o comércio, gerando empregos e recolhendo tributos - permanecem à margem dos holofotes e das decisões estratégicas do Estado. Trata-se de um segmento que transforma investimentos familiares em negócios de impacto regional,nacional e, muitas vezes, internacional. Mais do que um canal de expansão de marcas, o franchising - ao contrário das grandes companhias que usam seu gigantismo para sufocar concorrentes - é um motor de transformação econômica, social e territorial. Incentivar unidades franqueadas é acelerar a inclusão produtiva, democratizar o empreendedorismo e fomentar redes que operam com agilidade e resiliência, mesmo diante dos cenários mais adversos.