Fundamentos no construtivismo, Conrad e Openo exploram estratégias de avaliação que envolvem os estudantes e avaliam a aprendizagem de forma autêntica. Eles defendem que os ambientes virtuais de aprendizagem proporcionam aos educadores uma oportunidade para se apropriarem dos métodos de avaliação mais efetivos da educação presencial e, ao mesmo tempo, realizam o potencial da aprendizagem em espaços virtuais. Diversas teorias que servem de referencial teórico para a educação a distância são curtidas, como: Industrialização do Ensino, Distância Transacional, Comunidade de Investigação, Interação em EaD, Aprendizagem Colaborativa e Educação de Adultos. Estratégias como projetos, trabalhos em grupo, colaboração, e-portfólios, diários digitais,badges, aprendizagem flexível, avaliação autêntica, sala de aula invertida, blended learning, avaliação por pares e autoavaliação são exploradas em detalhes no livro. O Apêndice reúne boas práticas e reflexões de educadores experientes e reconhecidosque continuam a inovar em abordagens para avaliação. Esta tradução inclui contribuições de educadores brasileiros e portugueses sobre o tema.