EVOLUÇÃO DA IDEIA DE CONSERVAÇÃO DA ENERGIA: UM EXEMPLO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA

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EVOLUÇÃO DA IDEIA DE CONSERVAÇÃO DA ENERGIA: UM EXEMPLO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA

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    • 1
      Autor
      CLAUDIO H.: REIS, DENISE G. DOS Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA LIVRARIA DA FISICA Indisponível
    • 3
      Páginas
      164 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 0.8 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788578612894 Indisponível
    • 9
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
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Neste trabalho construímos um texto didático cujo objetivo é a recuperação da historicidade do conceito de conservação da energia. Discutimos a importância de um texto histórico para o ensino de Física, ressaltando a íntima relação que existe entre a ciência, a sua história e a epistemologia. Mostramos que uma abordagem histórica e filosófica da Física não exclui, antes pressupõe, a apreensão e domínio da sua estrutura teórica tal como é ensinada hoje. Antes de apresentar o texto fazemos uma análise estrutural do seu conteúdo procurando explicitar a relação entre as nossas intenções e a sua forma.No texto, intercalamos a informação da Física hoje contida no conceito de energia na Mecânica Newtoniana e na Termodinâmica, em um nível básico universitário, com a informação da parte histórica. Na parte histórica enfatizamos o confronto dos diferentes esquemas conceituais, contidos principalmente em Aristóteles, Ptolomeu, Copérnico, Galileo, Kepler, Descartes, Huygens, Newton e Leibniz. Foi dado destaque à ideia de continuidade na diversidade contida na filosofia grega, e depois em Descartes, Huygens, Leibniz, Mayer, Joule e Helmoltz. Além disso, discutimos as contribuições relevantes para a formação do conceito de conservação da energia provenientes da pesquisa sobre máquinas mecânicas e térmicas, do desenvolvimento dos conceitos de calor e de trabalho mecânico, das experiências de conversão e da ideia de uma unidade na natureza através de Boscovich, Kant, da Naturphilosophie e das teorias.

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