Este livro constitui-se numa sólida contribuição para a sociologia da educação no Brasil. Medir a influência da família sobre o desempenho escolar das crianças, utilizando, de modo inovador, modelos quantitativos, consistiu apenas na primeira etapa do trabalho aqui apresentado, o qual se destaca no cenário das pesquisas nacionais sobre o tema das relações família-escola em vários pontos. Além das dimensões e diversificação da amostra, não se conhecem, no Brasil, estudos que tenham relacionado aspráticas e as dinâmicas internas das famílias à proficiência do aluno obtida em testes padronizados. Tal etapa foi seguida da busca dos mecanismos finos por meio dos quais pode ser mensurado o impacto da vida doméstica no aprendizado dos estudantes.Isso exigia uma investigação qualitativa como a realizada no segundo projeto. Os diferentes capítulos de ambas as partes do livro apresentam conclusões que devem influenciar o desenho de instrumentos de pesquisas futuras, mas principalmente lançar um olhar mais detalhado para o muito que uma ação junto com as famílias pode fazer a fim de melhorar nossos resultados educacionais. Nesse sentido, os textos aqui reunidos trazem informações inéditas e importantes para subsidiaras escolhas que precisam ser feitas para a definição de políticas públicas de educação.