"Desde os primeiros anos de escola, meninos e meninas já demonstram qualidades de interesse muito diferentes. É comum que os garotos tenham certa falta de interesse pelos estudos, e que as garotas se saiam melhor. Mas por quê? Quem nos explica é um dos principais médicos dos Estados Unidos. Leonard Sax mostra, com base em estudos e estatísticas, que dar a meninos e meninas uma educação idêntica na forma não contribui para o advento da sonhada "igualdade entre os sexos" - isto é, não aumenta o número de mulheres engenheiras ou de homens enfermeiros. Ao contrário, acaba deixando uns à deriva, e outras no limite. Ele argumenta que uma educação adaptada às características próprias do modo de pensar e agir de cada um dos dois sexos, e que leve em conta as diferentes etapas do desenvolvimento físico de meninos e de meninas, é um primeiro grande passo.O Dr. Sax propõe aqui estratégias já testadas para que os garotos, geralmente fãs de futebol e de videogames, também possam amar a literatura, a história e a geografia, e para que as garotas, muitas vezes fissuradas nas redes sociais e nas séries americanas, também gostem de matemática e física. E o mais importante de tudo: para que ambos possam tornar-se, com a colaboração dos pais e dos professores, homens e mulheres de identidade sólida."