O conceito de gênero integrou-se recentemente à discussão acadêmica sobre a relação entre texto e discurso, tão cara a campos como a Linguística Textual e a Análise do Discurso, entre outros. A inserção do gênero entre o texto e o discurso tem o efeito de dissolver uma polarização que não produziu frutos relevantes para os estudos linguísticos. Talvez apenas contribuiu para a delimitação de fronteiras teóricas de forma bastante estreita. Hoje, passadas algumas décadas da retomada do conceito degênero nos estudos da linguagem, pode-se afirmar que tanto o texto como o discurso adquirem feições marcadamente contextualizadas quando são vistos sob o prisma do gênero. Mais especificamente, do nível material do texto, passando pelo gênero, chega-se ao nível imaterial ou ideológico do discurso. Essa relação não precisa ser vista como linear, do texto ao gênero e ao discurso ou, inversamente, do discurso ao gênero e ao texto. Antes, o uso da linguagem na escrita e na fala pressupõe uma espécie de triangulação entre texto, gênero e discurso. Nesse espírito, o presente volume, organizado por Maria Margarete Fernandes de Sousa, Abniza Pontes de Barros Leal, Luciene Helena da Silva e Lucineudo Machado Irineu, sugere, a partir do seu título,um movimento que, pela mediação dos gêneros, permite transitar pelo texto e pelo discurso. Tal empreitada se mostra ao leitor na forma de doze capítulos fortemente ancorados em dados de pesquisa e dedicados a uma série de temas de interesse para a