O bandolim é um instrumento musical que se adaptou a diversas tradições musicais ao redor do mundo, estando presente no repertório de compositores como Vivaldi e Beethoven, na música country norte-americana, em Portugal, na Irlanda e na Índia. No Brasil, ele destaca-se nos grupos de choro, expressando uma linguagem musical riquíssima e nacional, embora sua prática vá muito além desse contexto.Este livro revela uma história que começa nas cortes europeias, atravessa o oceano na bagagem de imigrantes e ganha cores locais nas mãos dos mais incríveis personagens. Um militar que delatou Tiradentes, um concertista com fama de aventureiro e brinco de pirata, moças do interior do Piauí, o músico que foi transformado no papagaio mais famoso do cinema, três irmãs que resolveram criar uma orquestra, um garoto apaixonado por Beatles e pelo carnaval baiano, o guardião místico do túmulo de um herói, estrelas dos discos, amadores apaixonados, multi-instrumentistas, eruditos, chorões, roqueiros e muitos outros, célebres ou desconhecidos, que ajudaram a formar o rico panorama do bandolim no país. Cobrindo mais de duzentos anos, História do bandolim no Brasil narra desde indícios incertos no século XVIII até a consagração de um estilo inquestionavelmente brasileiro, que se abre para o mundo e aponta para o futuro. O livro aborda a moda do bandolim na belle époque carioca, a associação do instrumento com a música popular urbana e as inovações estilísticas vindas da Bahia e de Brasília. Destaca a obra de instrumentistas como Jacob do Bandolim, Luperce Miranda, Armandinho e Hamilton de Holanda. Além desses mestres, aparecem construtores de instrumentos, professores e outros atores importantes, muitos esquecidos pelo tempo, resgatados aqui graças a um profundo trabalho de pesquisa. O estudo também evidencia a forte presença feminina na prática do bandolim e a variedade de manifestações do instrumento na cultura brasileira.