HISTÓRIA POTENCIAL: DESAPRENDER O IMPERIALISMO

SKU 238058
HISTÓRIA POTENCIAL: DESAPRENDER O IMPERIALISMO

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    • 1
      Autor
      AZOULAY, ARIELLA AISHA Indisponível
    • 2
      Editora
      UBU EDITORA Indisponível
    • 3
      Páginas
      272 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2024 Indisponível
    • 5
      Ano
      2024 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      21 x 14 x 1.3 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788571261518 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      25/03/2024 Indisponível
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Neste livro provocativo, a renomada teórica política Ariella Aïsha Azoulay propõe pensar o passado como um tempo que ainda está por vir e nos convoca a desaprender o imperialismo, argumentando que as estruturas fundamentais de nosso mundo, desde arquivos e museus até concepções de soberania, direitos humanos e história, estão enraizadas em modos imperialistas de pensar. Fazer história potencial significa recusar a busca irrefreável pelo novo e afirmar um compromisso com os mundos destroçados pelo domínio imperial - dos povos originários nas Américas ao povo Bantu subjugado por Leopoldo II do Congo, do povo palestino desterrado aos migrantes mexicanos nos Estados Unidos. Trata-se de levar o passado a sério, não como uma relíquia a ser trancada num arquivo, exposta nas vitrines de um museu ou dissecada por especialistas em uma biblioteca, e sim como uma proposta política sobre como podemos viver uns com os outros.Esta é uma edição seletiva do original em inglês, com os capítulos que focalizam a tese da autora sobre essa outra maneira de fazer história, que implica a recuperação e a consideração rigorosa de um conjunto de estratégias empregadas há centenas de anos por povos hoje silenciados.O primeiro capítulo expõe a necessidade de desaprender os limites da imaginação política ditados pelo imperialismo. Para a autora, o imperialismo funciona como o obturador de uma câmera - instrumento cuja criação é indissociável da empreitada imperial no fim do século XIX: ele divide o mundo entre fotógrafo e fotografado, remetendo diretamente ao passado a imagem capturada e congelada para sempre como um momento a ser guardado, preservado e fetichizado, mas nunca retomado. O segundo faz eco com Audre Lorde ao afirmar que as ferramentas do senhor não poderão nunca "derrubar a casa-grande do saber" e convocar os leitores a se desvencilharem de epistemologias imperiais. O último se debruça sobre a tarefa de reparar o que foi destruído e abraçar os destroços como uma possibilidade real de existência, na contramão do modo de vida capitalista-imperial.

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