O livro apresenta um ótimo tratamento teórico e metodológico, articulando os desafios enfrentados pelas mulheres que, por muito tempo, não foram objeto de análise histórica. As autoras, a partir de uma percepção sociocultural, imbuídas de uma determinação em tornar visíveis as dificuldades enfrentadas pelas professoras primárias que lecionaram em classes multisseriadas a partir da década de 1940, optaram pelo trabalho com fontes orais. Percebe-se essa interação na leitura de Visibilidade Feminina onde escrevem lindamente: "Quando elas começaram a contar sobre suas histórias, nos transportaram para um mundo particular, para as suas memórias, dificuldades e superações, aos desafios e também às conquistas de seu trabalho." A narrativa das autoras prossegue afirmando o que significou às suas entrevistadas a possibilidade de serem inseridas no espaço público como protagonistas de uma nova história: "Compreender e escrever a história dessas mulheres na docência é dar voz aos discursos que podem ter sidos silenciados e esquecidos. É dar visibilidade a sua trajetória de vida."