IMAGINAÇÃO, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE MENINO DE ENGENHO E O ATENEU

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9788544418239
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    • 1
      Autor
      BATISTA, OZAIAS ANTONIO Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      112 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      14 x 21 x 0.7 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788544418239 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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O pensamento ocidental moderno é marcado pela desvalorização do imaginativo frente ao racional, consolidando um paradigma de racionalidade que organiza em polos opostos e hierárquicos razão e imaginação. Entretanto, a constituição antropológica é indissociavelmente racional e imaginária, manifestando-se enquanto tal na ciência, cultura, artes, filosofia, educação. Assumindo uma postura crítica diante desse paradigma de racionalidade, este livro se propõe a estudar as narrativas romanescas de Menino e Engenho e O Ateneu objetivando refletir sobre a não dicotomização das dimensões racional e imaginativa imanente ao anthropos, sobretudo no campo educacional. Assim, através da noção bachelardiana de devaneios poéticos voltados à infância, adotou-se a noção de imagem literária na tentativa de interpretar as experiências de Carlinhos e Sérgio no Engenho Santa Rosa e no Colégio Ateneu, respectivamente, compreendidos aqui enquanto espaços de formação. Durante o estudo observou-se que as vivências dos meninos são catalisadas pelo racional e pelo imaginativo, tendo em vista que tanto Carlinhos quanto Sérgio desfrutaram de momentos felizes, tristes, frustrantes, desejantes, mesmo se tratando de ambientes e realidades distintas. Nesse sentido, em ambos os personagens se identificou uma estrutura cognitiva orientada pelo racional e o imaginário, diferindo dessa dicotimização comum ao pensamento imposto pela ocidentalidade moderna.

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