Como garantir que crianças imigrantes e refugiadas tenham acesso a uma educação escolar inclusiva, equitativa e de qualidade? Este livro é um convite à reflexão sobre esse relevante tema. Por meio de uma pesquisa aprofundada, ele elenca medidas, programas e projetos que o município de São Paulo deve adotar para promover e aprimorar a inclusão dessas crianças no sistema público de ensino.Para tanto, a obra oferece uma visão abrangente e crítica sobre a temática, abordando questões importantes como os sistemas nacional e internacional de proteção dos direitos da criança, o direito à educação escolar de crianças imigrantes e refugiadas e a importância da educação em direitos humanos nesse contexto. O livro contempla ainda análises dos resultados do PISA 2022, a fim de demonstrar a disparidade existente entre o desempenho de estudantes imigrantes e refugiados e o desempenho de alunos nacionais.Além disso, ele discorre sobre as políticas públicas e os projetos sociais que já foram adotados pela sociedade civil e pelo município de São Paulo para garantir o acesso e a permanência de crianças imigrantes no sistema público de ensino. Com um olhar atento aos principais desafios vivenciados pelos profissionais da educação e pelos próprios estudantes imigrantes e refugiados no que tange à inclusão, o livro destaca as falhas do sistema atual e propõe soluções inovadoras.Apresentando uma metodologia sólida e harmônica com os princípios da hermenêutica dos direitos humanos, a obra objetiva não apenas informar, mas também inspirar mudanças concretas que concorram para a efetivação do direito à educação escolar de crianças imigrantes e refugiadas.