O ambiente criado pelo jogo é um espaço que permite que crianças,jovens e adultos desenvolvam diferentes aspectos importantes para aconvivência diária e para a evolução pessoal de cada indivíduo. Ao estarimerso na atividade lúdica, passamos a entender e a valorizar, cada vez mais,o momento de brincar e do jogar. Não somos uma sociedade educada para olazer e, por vezes, julgamos esses momentos como perda de tempo; noentanto, esse momento precioso de jogar permite que coloquemos em práticanossa criatividade, espontaneidade, formação de ponto de vista, aprender alidar com regras, disciplina, aceitar opiniões de parceiros e tomar decisões.Partindo dessas reflexões, este livro tem como premissa apresentar aoleitor a oportunidade de aprofundar as diferentes possibilidades relatadas, noque tange à adolescência, trazendo também um repertório de 80 jogos com oobjetivo de contextualizar essas reflexões, contribuindo, assim, para aformação de educadores dos diferentes seguimentos daeducação formal e nãoformal, com a intenção de que eles consigam compreender e perceber suaaplicabilidade, propiciando uma educação que dialogue com as característicase necessidades desta faixa etária, em que o jogar deve ser utilizado comoferramenta pedagógica permeando o processo educativo.