O que é ser e pensar lean? Todas as pessoas cuidadosas o são. Se o leitor fosse dono de uma empresa iria por certo aplicar o pensamento lean. Se em sua casa está constantemente a dizer às crianças para desligarem as luzes e fecharem as torneiras paraevitar gastos desnecessários, então já o aplica. E porque não aplicar esta filosofia na liderança e gestão da função manutenção? Na sequência desta pergunta surgiu a Lean Centered Maintenance (LCM), a qual se define como o fornecimento de serviços de valor acrescentado em manutenção com o menor desperdício possível. A LCM procura prestar serviços de excelência em manutenção ao mesmo tempo que minimiza os seguintes inputs: Mão de obra (direta ou indireta); Capital; Esforço de gestão; Materiais epeças de reserva; Serviços externos (subcontratos); Aluguer de equipamentos; Energia; Custos extraordinários (overheads); e/ou maximiza os outputs da manutenção: Disponibilidade e fiabilidade de equipamentos e sistemas; Output produtivo ou de serviços; Segurança de pessoas e instalações; Proteção do meio-ambiente