MEMÓRIA E NARRATIVAS DE CRIANÇAS EM TEMPOS DE ESCOLA

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    • 1
      Autor
      DE MEDEIROS, ANDRÉA BORGES Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      285 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2022 Indisponível
    • 5
      Ano
      2022 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525023083 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      28/04/2022 Indisponível
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Este livro, resultado de uma pesquisa de doutorado, busca apresentar uma pesquisa sobre Memória Social de crianças quando do encontro delas com a experiência escolar vivida num passado próximo. Tal movimento investigativo avançou sobre um território pouco conhecido: aquele que perscruta os modos como as crianças se aventuram nas experiências de lembrar e de narrar. Sob a instigação de uma questão em torno do modo como as crianças se lembram, a experiência de linguagem tomada em seus aspectos de produção de sentidos, num cotidiano que se reinventa pelos processos de ressignificação do passado, foi amplamente considerada. Privilegiou-se a habilidade das crianças para o devaneio e para os deslocamentos de linguagem interpelados pela sua capacidade de "produzir semelhanças". A noção de infância que permeou o caminho investigativo inspirou-se nas proposições histórico-filosóficas e culturais de Walter Benjamin. A Memória tomada na perspectiva dos discursos entrelaçados à dinâmica social dos acontecimentos perpassou o campo epistemológico da História e nesse sentido, buscou-se uma interlocução com diferentes historiadores que têm como prioridade investigativa a Memória, sendo, alguns deles, os seguintes: David Lowenthal; Michael Pollack e Pierre Ansart. Na interface com os acontecimentos vividos pessoalmente e aqueles vividos por tabela no contexto da convivência humana, as crianças transitam por experiências de lembranças, de esquecimentos, de ressentimentos e de silenciamentos. Ao abarcar a temporalidade, as dinâmicas das operações de memória, consubstanciadas nas trocas sociais recorrentes no cotidiano das relações, são transpassadas pela dimensão objetal. Conforme Paul Ricoeur (2007), o que é objetável na constituição da memória social dos acontecimentos não são as lembranças pessoais, mas sim os discursos passíveis da temporalidade que os engendra nas circunstâncias do presente. O motivo desta pesquisa é, portanto, a crença de que as crianças podem reinventar os sentidos de suas experiências com o passado e, dessa forma, reinventar também os sentidos da vida que experienciam nos tempos de seu viver. Ao compreender a criança como protagonista do discurso da memória, procurou-se o caminho metodológico da escuta das suas narrativas sobre as suas experiências escolares, sob a mediação de objetos geradores conforme a perspectiva de Ecléa Bosi, Francisco Régis Ramos e Mario Chagas. Ao privilegiar a voz e o posicionamento das crianças, a ação investigativa conferi

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