O livro Moisés: Uma Análise Teológica e Psicológica, de Reginaldo de Abreu Araujo da Silva, explora a figura de Moisés no Êxodo sob duas perspectivas interdisciplinares: a teológica e a psicológica, baseada na psicologia analítica de Carl Gustav Jung. A obra divide-se em quatro capítulos principais:Panorama do Êxodo: Contextualiza o livro dentro do Pentateuco, destacando sua estrutura literária, mensagem central e teorias de interpretação.Moisés como personagem: Analisa suas múltiplas facetas - herói popular, líder libertador e homem religioso - enfatizando seu papel na formação do povo de Israel.Jornada do herói: Aplica o modelo de Joseph Campbell para examinar a trajetória de Moisés, desde seu nascimento até sua missão de libertação.Processo de individuação: Utiliza conceitos junguianos, como ego, sombra, anima e Si-mesmo, para entender o desenvolvimento psicológico de Moisés e sua relação com o divino.O livro conclui que Moisés é um arquétipo do herói cuja jornada reflete o processo universal de individuação, oferecendo insights valiosos para a interface entre psicologia e religião. A obra é uma contribuição acadêmica significativa, destinada a estudiosos das áreas bíblica, teológica e psicológica.A partir da compreensão do livro do Êxodo, Moisés é o protagonista humano e Iavé é o protagonista divino no acontecimento do denominado êxodo. O Êxodo é o segundo livro da Bíblia Hebraica e apresenta um conjunto de narrativas sobre como o protagonista Moisés, atendendo ao chamado do Deus Iavé, liderou um grupo de israelitas para sair da terra do Egito, onde eram escravizados, rumo a uma terra de liberdade, caminhando pelo deserto durante quarenta anos.Sendo Moisés o objeto desta pesquisa, foi estudada a sua história, segundo as narrativas do Êxodo, abrangendo-o individualmente e, ao mesmo tempo, em sua relação com o ser transcendente, o Deus Iavé; e em sua relação com os israelitas, pois ele exerce um papel de líder.O primeiro problema central levantado para esta pesquisa foi o de que Moisés, que é considerado um exemplo de herói popular por teólogos que fazem a análise literária dos textos bíblicos, como Andritach e Vogel, poderia ser também considerado um herói, seguindo a perspectiva da psicologia analítica, especificamente, segundo a formulação do estudioso do mito Joseph Campbell, de que o percurso da aventura mitológica do herói tem três rituais de passagem: a separação, a iniciação e o retorno?