MUSICALIZANDO A ESCOLA: MÚSICA, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO

SKU A45244
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9788575313619
R$ 24,90
R$ 19,92
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    • 1
      Autor
      GRANJA, CARLOS EDUARDO DE SOUZA CAMPOS Indisponível
    • 2
      Editora
      ESCRITURAS Indisponível
    • 3
      Páginas
      160 Indisponível
    • 4
      Edição
      2 - 2010 Indisponível
    • 5
      Ano
      2010 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      12 x 18 x 0.9 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788575313619 Indisponível
    • 10
      Situação
      Esgotado Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      01/03/2010 Indisponível
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A música é uma linguagem capaz de articular, ao mesmo tempo, as dimensões perceptiva e conceitual do conhecimento. Ela aproxima elementos aparentemente distintos, como razão e emoção, mito e logos, liberdade e disciplina, como nos mostra o Prof. Carlos Eduardo de Souza Campos Granja, em "Musicalizando a escola; música, conhecimento e educação", 34o volume da Coleção Ensaios Transversais, que o selo Escrituras publica desde 1997.A prática musical envolve múltiplas inteligências (musical, linguística, corporal, lógico-matemática, interpessoal, intrapessoal etc.), favorece a convivência e a colaboração entre as pessoas, além de propiciar o autoconhecimento corporal e psicológico. Apesar disso, muito pouco espaço tem sido reservado à música nos programas escolares. Se hoje em dia a música é quase sempre relegada a segundo plano na escola, o mesmo não se pode dizer do ponto de vista de uma retrospectiva histórica.A educação, em toda a Antiguidade, tinha a música como um de seus principais elementos. Na lendária sociedade pitagórica, surgida no século VI a.C., a música foi o centro de referência dos estudos filosóficos e metafísicos. Platão considerava que a música, juntamente com a ginástica, deveria constituir a base de toda a educação grega. A compreensão da música para além do fenômeno estritamente sonoro, ou como uma forma de pensamento analógico, ou ainda como um conhecimento que possui ao mesmo tempo características míticas e lógicas, são alguns dos aspectos que podem fundamentar projetos de integração da música na escola.Segundo o Prof. Campos Granja, "uma proposta de musicalizar a escola não pode se limitar apenas à inclusão da Música como disciplina escolar. Ela deve implicar um projeto de integração que ocorra não somente no nível dos conteúdos, mas também no nível da construção do conhecimento. É fundamental que haja uma articulação entre os momentos de elaboração conceitual e as atividades de natureza perceptiva."A Coleção Ensaios Transversais, coordenada pelo Prof. Nílson José Machado, da Faculdade de Educação da USP, trata de temas que articulam reflexões teóricas e ações cotidianas, em busca do que se poderia caracterizar como uma Scientia Activa, em busca de um debate aberto, que transcenda a mera reiteração de ecos e contribua efetivamente para a negociação e a partilha de significações. Tal fusão de horizontes é condição de possibilidade para um acordo no discurso, fundamental para a construção da cidadania.

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