Nacional por criatividade: aspectos da presença francesa na obra de Castro Alves

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    • 1
      Autor
      Sousa: de Indisponível
    • 2
      Editora
      ALAMEDA CASA EDITORIAL Indisponível
    • 3
      Páginas
      270 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2023 Indisponível
    • 5
      Ano
      2023 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 1 x 21 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786559661060 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      18/01/2023 Indisponível
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Nacional por criatividade - aspectos da presença francesa na obra de Castro Alves, de Cleonice Ferreira de Sousa"Poeta dos escravos", dramaturgo ou abolicionista. Independente da classificação usada para definir o labor criativo e intelectual de Castro Alves, não há como passar indiferente ao seu legado cultural.Assim, no esforço de compreender aspectos até então pouco explorados de sua obra, Nacional por criatividade: aspectos da presença francesa na obra de Castro Alves, de Cleonice Ferreira, revela-nos, em um texto inédito e de grande profundidade teórica, o caráter criativo e original do labor literário do bardo baiano.Animada pelo influxo de escritores franceses, a poesia castroalvina promoveu uma renovação estética no panorama poético nacional. Em Castro Alves, o intertexto manifesta-se de modo autêntico: os referenciais estrangeiros funcionam como catalisadores de temas nacionais. Essas e outras ilações são cintiladas pelo exame empreendido por Cleonice, o que faz dessa obra leitura indispensável aos estudos de Literatura Comparada.Alex Gomes Professor e Historiador-------------------------------------------------Cintilações francesas em Castro AlvesAo receber de José de Alencar a incumbência de emitir uma opinião crítica a respeito do então jovem poeta Castro Alves, Machado de Assis, dentre outras considerações, afirmou ser possível observar que a escola do escritor baiano era a de Vítor Hugo, não porque o copiasse servilmente, mas porque uma "índole irmã" fazia com que ele se identificasse com o autor de Chants du Crépuscule.A partir do comentário machadiano, tornou-se senso comum que Castro Alves era um "discípulo" de Victor Hugo, em cuja obra teria se inspirado para compor seus versos. Inúmeros estudiosos buscaram semelhanças entre os dois poetas, a fim de evidenciar que o vate baiano teria bebido em fontes hugoanas, assim como em outros mananciais franceses.A pesquisa original e pertinente de Cleonice Ferreira de Sousa, que se debruça de maneira rigorosa e sistemática nos poemas de Castro Alves, demonstra que ele, de fato, estabeleceu um diálogo com autores da pátria de Voltaire, mas se apropriou de seus textos de maneira criativa, inserindo em seus versos temas nacionais, como a denúncia dos horrores da escravidão, por exemplo, na busca de criar uma identidade brasileira.Castro Alves logo compreendeu que a nossa Literatura se formaria na harmoniosa convivência de elementos locais e estrangeiros, o que não

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