Este livro reúne narrativas de professores sobre suas práticas de leitura em sala de aula ou em projetos de formação de professores da escola oficial básica, que foram desenvolvidos durante o período de vigência do projeto interinstitucional "Concepções de língua e literatura: ação-pesquisa colaborativa e interinstitucional". Foi proposto pela Universidade Federal de Sergipe, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a Universidade de São Paulo, em 2016, à Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC) que financiou a consecução desta obra. Finalizando a contextualização das temáticas e contextos de leitura abordados nessa coletânea, o leitor encontrará uma diversidade que pode motivar a desenvolver ações de leitura, de forma crítica e consciente, em diferentes situações da vida da escola. Embora muitos relatos estejam situados no período em que a sociedade brasileira estava sendo diretamente afetada pela pandemia de Covid-19,observamos que a transformação digital, a transformação organizacional, a transformação cultural e a transformação pedagógica (Figueiredo, 2021), que impactaram os educadores, professores, gestores, pais e estudantes, permanecem nos convocando a repensar continuamente os espaços e as práticas escolares. Diante disso, esta obra, constituída por inúmeros diálogos, é oferecida a todos os leitores que queiram aprofundar as reflexões em torno de distintos aspectos associados à leitura.