O APOCALIPSE DE JOÃO É UMA OBRA INSTIGANTE. SUA LINGUAGEM CHEIA DE VIOLÊNCIA, COM MONSTROS ATERRORIZANTES, PESSOAS CLAMANDO POR JUSTIÇA, ANÚNCIOS DE MORTES E DESESPERO, EM UM QUADRO DE ESPETÁCULOS CELESTES, FASCINA OS QUE GOSTAM DE FICÇÃO E ALIMENTAA ESPERANÇA DOS QUE ESPERAM UM DIA ENTRAR NA NOVA JERUSALÉM, ONDE NÃO HAVERÁ MAR NEM MORTE, QUANDO AS LÁGRIMAS SERÃO ENXUGADAS. CONTUDO, O LIVRO DO APOCALIPSE SERÁ LIDO COMO UMA NARRAÇÃO DA REALIDADE. NESSE SENTIDO, O TEXTO DO VISIONÁRIO JOÃO NÃO É VISTO COMO REFLEXO DE QUALQUER OPRESSÃO, MAS CONSTRUÇÃO DISCURSIVA A RESPEITO DO SISTEMA QUE, PARA O VISIONÁRIO, É A NEGAÇÃO DA ORDEM. NESTA OBRA, APLICANDO OS CONCEITOS DE TEXTO E MEMÓRIA CULTURAL, À LUZ DAS PESQUISAS VINCULADAS À SEMIÓTICA DA CULTURA E TEORIAS DA MEMÓRIA, OBSERVAR-SE-Á COMO AS MEMÓRIAS DE SERES CELESTES CAÍDOS E APRISIONADOS DA TRADIÇÃO ENOQUITA ESTÃO PRESENTES NA LITERATURA JUDAICO-CRISTÃ E SERVEM PARA A CONSTRUÇÃO DAS IMAGENS NO APOCALIPSE. POR MEIO DE ESTRATÉGIAS NARRATIVAS,O NARRADOR DO APOCALIPSE DESEJA QUE SUA VISÃO SEJA LEVADA A SÉRIO E QUE SEUS INTERLOCUTORES ACEITEM A SUA INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE, DEIXANDO A ASSOCIAÇÃO COM A VIDA E SISTEMA ROMANOS, POIS SE ASSIM PROCEDEREM SERÃO COMPARADOS AOS SELADOS E RECEBERÃO AS MESMAS RECOMPENSAS. DESSA MANEIRA, SUA DESCRIÇÃO COM LINGUAGEM ESCATOLÓGICA JOGA COM O FUTURO E COM O PRESENTE; PREVÊ O CAOS, MAS O VIVE EM NÍVEL NARRATIVO. POR ISSO, O LIVRO DO APOCALIPSE, COM UM DUALISMO EXTREMAMENTE RADICAL, NÃO DÁ ESPAÇOS PARA DÚVIDAS. PORTANTO, ESTA OBRA LIDA COM O APOCALIPSE COMO INSTRUMENTO RETÓRICO DE TERROR E MEDO QUE LEVA SEUS LEITORES IMPLÍCITOS A NÃO FLERTAREM COM ROMA, A NÃO ACEITAREM SEUS DISCURSOS OU OS QUE COM ELA SE ASSOCIAM. KENNER TERRA