O CAMPO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE ENFERMAGEM NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: 1996-2006

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    • 1
      Autor
      MARIA LELITA: BAPTISTA, SUELY DE SOUZA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      201 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2020 Indisponível
    • 5
      Ano
      2020 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.3 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547343446 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      29/02/2020 Indisponível
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Nos meados de 1990, em meio ao contexto mundial da globalização e do neoliberalismo, o Brasil sofreu seus reflexos. Para alinhar o país ao mundo globalizado e adaptá-lo às demandas do cenário contemporâneo, o governo empreendeu reformas nas políticas sociais em conformidade com os princípios neoliberais. Destacam-se as reformas educacionais, tendo por base um escopo legal, que determinaram mudanças envolvendo os vários níveis e modalidades de ensino em conformidade com as diretrizes político-expansionista, político-organizacional e político-avaliativa, as quais implicavam mudanças estruturais e funcionais. Tais mudanças repercutiram no campo da educação superior de Enfermagem mudando a sua configuração. Portanto, adequar-se à nova orientação do campo da educação superior tornou-se questão-chave para a enfermagem, em que, entre outros aspectos, evidenciavam-se a expansão de cursos de Enfermagem vinculados ao setor privado e a elaboração de diretrizes curriculares. Iniciou-se, assim, um processo de mobilização da categoria liderado pela Associação Brasileira de Enfermagem como porta-voz autorizada para a interlocução entre a enfermagem e o Estado nesse processo de transição. Foi preciso aglutinar os agentes da enfermagem tanto da área da saúde quanto da educação, do setor público e do setor privado. Conduzir esse processo foi necessário para enfrentar o jogo de forças em diversos campos, incluindo o político e econômico, e entrar na luta empreendendo estratégias e fazendo alianças em prol da defesa pela educação em enfermagem, para assegurar a reatualização do habitus profissional. Era preciso garantir o prestígio e a valorização da profissão no âmbito nacional e em especial as questões pertinentes à formação do enfermeiro. Acreditamos que este livro seja de grande utilidade para docentes, estudantes, profissionais e outros interessados na história da enfermagem e na história da educação. Seu objetivo é proporcionar subsídios à pesquisa na construção de novos conhecimentos acerca do campo da educação superior de Enfermagem e contribuir para a preservação da memória da Associação Brasileira de Enfermagem, das enfermeiras e enfermeiros que participaram desse momento histórico e de suas lutas.

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