Este livro reúne textos que analisam discursos sobre e na sala de aula de língua materna e língua estrangeira, tratando de questões teóricas e práticas, na busca da desconstrução da dicotomia teoria/prática, das concepções facilmente apreendidas que caracterizam essa relação como "um processo de totalização em um sentido ou outro" (Deleuze) isto é, o desejo de uma em detrimento da outra. Trabalham, assim, com a concepção de teoria --- "sempre local, relativa a um pequeno domínio" --- como um revezamento de uma prática a outra, e com a concepção de prática como um conjunto de revezamentos de uma teoria a outra. Isso significa que não há prática que não carregue em seu bojo concepções teóricas nem teoria que não passe por um processo de transformação no contato com a prática: em vez de teoria ou prática, preferimos falar de teoria e prática, como uma rede complexa, heterogênea e conflituosa.Problematizando noções como modernidade, pós-modernidade, globalização, identidade, ciência e discurso de sala de aula (materna e estrangeira), a obra se insere em temas atuais, de ampla circulação, capazes de instigar profissionais da área da educação, lingüistas aplicados, professores de língua a re-significarem suas crenças e verdades --- para se re-significarem---.