ESTE LIVRO CONCENTRA-SE NA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA COMPANHIA DE JESUS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO E NA PRODUÇÃO DA ARTE SACRA BRASILEIRA AO LONGO DO SÉCULO XVII E INÍCIO DO SÉCULO XVIII, TENDO COMO BASE PRELIMINAR DOCUMENTOS HISTÓRICOS DO PERÍODO, PRINCIPALMENTE. RECORREU-SE, EM REGIME DE OBSERVAÇÃO E COLETA DE DADOS, ÀS IGREJAS JESUÍTICAS E MONUMENTOS PERTINENTES AO OBJETIVO DA PESQUISA. DEU-SE MAIOR DESTAQUE À IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM EMBU DAS ARTES, SÃO PAULO. NESSE COMPLEXO RELIGIOSO BARROCO, ALÉM DA IGREJA, O MUSEU E A SACRISTIA FORAM RELEVANTES PARA A PESQUISA. PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE A ARTE CONSTITUI ELEMENTO DE RELEVÂNCIA PARA O ESTUDO DE UM DADO MOMENTO HISTÓRICO E DE QUE A EDUCAÇÃO É UM DOS ALICERCES FUNDAMENTAIS DE UMA DADA SOCIEDADE, É POSSÍVEL A RMAR A EXISTÊNCIA DE UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE ESTES DOIS ELEMENTOS, FATO QUE, NO CASO ESPECÍFICO DA COMPANHIA DE JESUS, TERIA EM MUITO COLABORADO PARA A CATEQUESE DE NATIVOS E COLONOS QUE FREQUENTAVAM A IGREJA DO ROSÁRIO, NA ÉPOCA, LOCALIDADE CENTRAL DE UM ALDEAMENTO JESUÍTICO. PARA TANTO, BUSCARAM-SE REFERENCIAIS TEÓRICOS EM AUTORES CUJAS OBRAS TÊM COMO FOCO A PRODUÇÃO DA ARTE SACRA DO REFERIDO PERÍODO, EM ESPECIAL DO BARROCO, BEM COMO NOS AUTORES QUE DISCUTEM, DE MANEIRA SINGULAR, O PAPEL DOS INACIANOS NA EDUCAÇÃO DURANTE O PERÍODO COLONIAL NO BRASIL. EM PARALELO, FORAM MANTIDOS FREQUENTES CONTATOS COM LOCAIS HISTÓRICOS, VISITAS A IGREJAS E MONUMENTOS, BEM COMO ALGUMAS ENTREVISTAS COM ESPECIALISTAS E AUTORIDADES NOASSUNTO.