O IDEAL, A EDUCAÇÃO E A PERSONALIDADE

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    • 1
      Autor
      FRANCA, PE. LEONEL Indisponível
    • 2
      Editora
      CALVARIAE EDITORIAL Indisponível
    • 3
      Páginas
      368 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2020 Indisponível
    • 5
      Ano
      2020 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 21 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786588257050 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
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A questão do livre arbítrio pode ser encarada sob dois aspectos: teológico e filosófico, como um dogma de fé, firmado pela infalibilidade da palavra divina, como uma certeza científica baseada numa demonstração racional.Para nós católicos, o conhecimento da liberdade nos advém de dois focos de luz diversos, mas convergentes. Se consultamos as fontes da revelação, encontramos nelas explicitamente o ensino da existência em nós de um livre alvedrio que fundamenta a responsabilidade da nossa vidamoral. Na Escritura são inúmeros os textos em que se baseia a Doutrina Católica. O justo é louvado e premiado, porque, podendo transgredir a lei, não transgrediu: "erit illi gloria aeterna qui cum poterit transgredi, non est transgressus". Nós seremos julgados pelas nossas ações; a felicidade do céu é-nos representada como uma coroa devida à justiça. Contra os protestantes, a Igreja teve ensejo de declarar, no magistério solene de uma definição conciliar, que o homem goza, da liberdade paracooperar com a ação da graça. Prescindindo, porém, dos ensinamentos inconcussos da fé, podemos estudar a questão do livre arbítrio, no campo puramente científico e filosófico, lançando mãos de argumentos puramente racionais. ??Como muitas vezes osadversários que encontramos não nos permitem, o manejo de outras armas, é este o termo em que nos colocamos hoje. Não justificaremos um dogma no campo da Teologia Católica; provaremos uma tese racional no domínio da filosofia e da ciência.

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