O IMPÉRIO DAS PRIMEIRAS LETRAS: UMA HISTÓRIA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CARTILHA DE ALFABETIZAÇÃO NO SÉCULO XIX

SKU 115196
O IMPÉRIO DAS PRIMEIRAS LETRAS: UMA HISTÓRIA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CARTILHA DE ALFABETIZAÇÃO NO SÉCULO XIX

O IMPÉRIO DAS PRIMEIRAS LETRAS: UMA HISTÓRIA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CARTILHA DE ALFABETIZAÇÃO NO SÉCULO XIX

SKU 115196
9788581923888
R$ 85,00
R$ 68,00
1 x de R$ 68,00 sem juros no Cartão
1 x de R$ 68,00 sem juros no Boleto
    • 1
      Autor
      VOJNIAK, FERNANDO Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      303 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2019 Indisponível
    • 5
      Ano
      2019 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.9 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788581923888 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      17/12/2019 Indisponível
Qtde.
- +
R$ 85,00
R$ 68,00
Quantidade

Produto Indisponível

Avise-me quando chegar

Cartão

1 x sem juros de R$ 68,00 no Cartão

Consulte frete e prazo de entrega

Não sabe o CEP?
Ao estudar a história dos principais livros ou manuais para o ensino das primeiras letras no Brasil do século XIX, no âmbito mais geral da História Cultural e mais especificamente da História do Livro, da Leitura e da Cultura Escolar, o autor / historiador - Fernando Vojniak - oferece ao leitor uma produção em que se conjugam pesquisa caudalosa, inteligência, erudição e domínio seguro do assunto. Entender como emergiram esses gêneros de livros no Brasil no século XIX, mapear quem foram seus autores e que pistas nos oferecem para o redesenho histórico de alguns aspectos da cultura escolar na época da universalização da leitura, da escrita e da escolarização, foram objetivos alcançados neste trabalho. Atento às especificidades em torno de um dos instrumentos educativos que tem ajudado a organizar e configurar os processos de ensino e aprendizagem - o manual escolar - o autor contempla a análise dos livros como objetos culturais em seus suportes materiais e o resultado é um estudo de notável valor pelos documentos analisados e pelo diálogo vigoroso com bibliografia atual que dá consistência à documentação encontrada e analisada. O trabalho, pela sua densidade, se destaca como uma obra imprescindível em estudos futuros sobre esta temática. O autor, afinal, é um historiador sempre preocupado com a habilidade de codificação e interpretação como uma maneira de instituir significados a partir de diferentes lugares, grupos sociais e épocas. Este livro será, certamente, um ponto de partida para novas propostas de investigação. O trabalho se vê fortalecido não só pelas ferramentas conceituais que o autor utiliza mas sobretudo pelo modo como esta obra realiza um ordenado itinerário em diálogo com a História Cultural e a História do Livro e da Leitura, transversalizadas pela cultura escolar. Considero que a leitura deste livro pode nos levar a explorar caminhos e propiciar conexões com autores nacionais e internacionais, o que constitui um triunfo em favor do conhecimento pela riqueza da pesquisa e das reflexões propostas e pelo grande número de vias abertas para outras investigações tão frutíferas quanto esta.

Avaliar produto

Preencha seus dados, avalie e clique no botão Avaliar Produto.
Muito Ruim Ruim Bom Muito Bom Excelente

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca