"O 'MEIO AMBIENTE' PREJUDICOU A GENTE...": NATUREZA E CULTURA NA PEDAGOGIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E NAS HISTÓRIAS DO VALE DO RIBEIRA (SP)

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    • 1
      Autor
      FIGUEIREDO, LUIZ AFONSO V. Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      545 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2022 Indisponível
    • 5
      Ano
      2022 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2.9 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525037219 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      13/12/2022 Indisponível
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Observa-se um crescente afluxo de pessoas para áreas protegidas, atraídas pelo chamado ecoturismo. Contudo, ocorre uma invasão cultural e embates com as comunidades que têm convivido secularmente perto desses patrimônios naturais. Os processos de "preservação" implantados acabaram por excluí-las socialmente, desencadeando uma série de discórdias, como as evidenciadas em todo o Vale do Ribeira (SP), levando a população dessas regiões a se afastar da proteção ambiental e cultural, particularmente, entre os anos 1980 e 1990, gerando discursos negacionistas, incentivados pelo oportunismo e pela demagogia dos donos do poder local.Surge, então, uma provocação: "O 'meio ambiente' prejudicou a gente...". Atrás desse título-tema mora um enigma, que me motivou a tentar desvendá-lo. Que "meio ambiente" é esse que prejudica alguém? Qual o contexto em que isso se desenvolve? O que seria uma pedagogia dos conflitos socioambientais?Para desvelar o antagonismo gerado por esse assunto, promovi uma caminhada pela minha história de vida em que conviveram, em necessário intercâmbio: Militância-Ensino-Pesquisa. Precisei resgatar os motivos que me levaram a sofrer um desvio de rota, saindo da educação escolar em área urbana indo parar nas matas densas e emaranhadas da educação e dos movimentos sociais; da invisível educação nas relações sociais, a fim de desenvolver uma investig(ação) na zona rural do Alto Ribeira. Procurei mergulhar fundo no lago desse fazer, resgatando a trajetória de uma pesquisa participativa, multirreferencial, de caráter (auto)biográfico, cujo estudo de caso ocorreu no município de Iporanga (SP). O estudo original foi apresentado como dissertação de mestrado para a Faculdade de Educação da UNICAMP.Sobre o fazer Educação Ambiental, tão necessário, surge com frequência um turbilhão de possibilidades, de confusões, entretanto, tenho claro que não existe uma forma pronta e acabada. Cada experiência e realidade possuem um ritmo próprio, um caminhar, e é exatamente esse caminhar que procurei recuperar na presente publicação.É na riqueza do processo e de seus desdobramentos; nas inter-relações entre os sujeitos sociais participantes das discussões sobre conservação ambiental e alternativas para o desenvolvimento econômico; nas histórias das relações entre natureza e cultura; e no papel das políticas públicas que se engendrou o estudo ora apresentado na forma de livro. Esperamos que a obra motive os leitores e as leitoras a refletir sobre suas próprias proble

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