Esse livro não se destina exclusivamente aopúblico acadêmico, mas poderá servir comoimportante instrumental a todas as pessoasinteressadas, de modo geral, pelas literaturas africanas,bem como a professores e estudantes que porventuraquiserem se aprofundar especificamente nacompreensão da literatura de Moçambique, pois se oromance é o principal gênero a ser analisado, outrasformas narrativas como o conto e a novela ou mesmoa poesia têm lugar no escopo do trabalho. Sendoassim, através da obra de consagrados escritores, opresente volume é um sedutor convite para adentrarao rico universo cultural de Moçambique, onde a arteda palavra, a historiografia e o mito se entrelaçam acomporem uma das mais belas e instigantes expressõesem língua portuguesa dos últimos tempos.---Focalizando obras de algumas das principais vozes da literaturamoçambicana contemporânea apartir de um olhar interdisciplinar,Adilson Fernando Franzin oferecedados relevantes para a compreensãodos caminhos trilhados em umespaço de criação ainda poucoconhecido entre os leitoresbrasileiros. O romance - gênero maiscultivado em Moçambique nosúltimos anos - é o eixo à volta doqual gravitam as propostas estéticasque estarão na base do seu exercícioanalítico. Além de elencar umconjunto de tendências da produçãode Orlando Mendes, João PauloBorges Coelho, Ungulani Ba KaKhosa, Paulina Chiziane e MiaCouto, estabelece uma produtivainterlocução com os campos teórico ecrítico. A cadeia de relações que nestelivro se apresenta confirma acomplexidade e a importância dasletras moçambicanas nos dias quecorrem.- Nazir Ahmed CanProfessor na Universitat Autònoma deBarcelona (UAB/Serra Húnter Programme),vice-decano da Facultat de Traducció iInterpretació, diretor da Cátedra JoséSaramago (Camões, I.P. / UAB) ecoordenador da área de Português.---Sumário13 PREFÁCIO: O romance em Moçambique hoje, pelo olhar de Adilson Franzin, Rita Chaves INTRODUÇÃO ORIGENS DO ROMANCE MOÇAMBICANO. Imprensa e literatura no período colonial (1854-1974). Pós-independência: imprensa, literatura de combate e dissensões (1975-1986). Orlando Mendes: Portagem para o romance moçambicanoA ASCENSÃO DO ROMANCE MOÇAMBICANO. As tradições orais: do conto ao romance contemporâneo. Especificidades do universo romanesco moçambicano. A ficção romanesca nos desvãos da História: Entre as memórias silenciadas, de Ungulani Ba Ka Khosa, e Campo de trânsito, de João Paulo Borges CoelhoA ESCRITA