O sorriso da sociedade: literatura e academicismo no Brasil da virada do século (1890-1920)

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    • 1
      Autor
      Silva: Maurício Indisponível
    • 2
      Editora
      ALAMEDA CASA EDITORIAL Indisponível
    • 3
      Páginas
      282 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2013 Indisponível
    • 5
      Ano
      2013 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 1 x 23 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788579391811 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      01/04/2013 Indisponível
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Há cerca de um século, a Academia Brasileira de Letras ditava regras não apenas linguísticas. Os literatos eram figuras públicas. Neste livro, Maurício Silva mostra que aquele era um tempo em que a Academia, mais que a própria literatura, parecia ser o fenômeno central da vida do espírito entre os brasileiros, a partir e em torno do qual toda uma ideologia se exprimia - o academicismo. Tal ideologia, em seus esforços por corresponder aos anseios de uma época pretensamente bela, forjava o espelhamento entre criação literária e vida social, num movimento que acabou por alcançar a literatura a condições de "sorriso da sociedade", na expressão de um de seus maiores expoentes, o médico, escritor e o acadêmico Afrânio Peixoto.Entre um momento e outro, sabemos bem o que aconteceu: a belle époque tropical perdeu o brilho, suas imprudências cosmopolitas cederam lugar ao nacionalismo, seu mundanismo ao engajamento, e o modernismo se impôs como referencial estético-literário a autores, críticos e leitores. O sistema intelectual brasileiro, enfim, assumiu uma nova configuração, mais condizente com as profundas transformações sofridas pelo país no sentido da modernização capitalista. A Academia, em contrapartida, tornou-se símbolo de um passado a ser superado.Trata-se de um livro corajoso, voltado também à contestação de marcos que, embora há tempos sejam alvo de críticas, poucas vezes foram desafiados com o arsenal teórico, metodológico e documental que aqui se lança mão.

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