SINOPSEO autor utiliza metodologicamente a perspectiva pós-pornográfica e a inflexão decolonial para examinar realizações cênicas de três artistas (Bruna Kury, Paulx BixaPuta e Pêdra Costa) e outros três coletivos artísticos (Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA., Cia. Espaço em Branco e Macaquinhos), todes brasileires, que fazem uso do cu como ferramenta estético-política capaz de desestabilizar parâmetros hegemônicos perpetrados pela lógica colonial. O livro é dividido em três capítulos interdependentes: o primeiro defende, a partir de uma revisão histórico-política da formação do Brasil, que o cu assume o status de dispositivo de regime moral em nossa sociedade mundo moderno/colonial, pelo qual podemos perceber a hierarquização de corpos e existências na distinção entre sujeitos legitimades e não-legitimades; a segunda seção apresenta a análise de doze acontecimentos artísticos distintos nos quais o cu surge como contradispositivo de crítica aos discursos sexopolíticos e coloniais em estratégias subversivas; o terceiro e último capítulo constitui-se de relatos-reflexivos de uma experiência-tríplice decolonial, pós-pornográfica e artística produzida pelo autor durante seu percurso de doutoramento e territorializada em quatro cidades do Brasil, em contato com artistas diverses e a partir das relações corporais em diálogo com as vivências transnacionais ocorridas durante a pesquisa doutoral. SUMÁRIOPrefácio, Julianna Rosa de SouzaAbrindo o cu Capítulo 1: O cu no centro da discussão política 1.1. O cu começa na língua que começa no cu 1.2. Pecados rasgados, suados - e escusos - ao sul do Equador: o cu como dispositivo de regime moral no BrasilCapítulo 2: Artistas brasileires coletivizam seus cus 2.1. Ao sul do mundo, ao cu do corpo: deColonizando saberes e ontologias» 2.1.1. Macaquinhos: desbravamento anal» 2.1.2. Fantasias coloniais: projeto de_colon_isation, de Pêdra Costa» 2.1.3. Surra de bunda: Pêdra Costa rebaixa sujeitos colonizadores 2.2. Pós-pornô como crítica à catequização do cu» 2.2.1. Cagando o projeto cristão: STA! e Performance do terço, ambas de Pêdra Costa» 2.2.2. Paulx BixaPuta: hacker de imaginários pornográficos» 2.2.3. Empalado: O beijo no asfalto, do Levanta FavelA» 2.2.4. Levanta FavelA. e os cus hereges em O beijo da besta 2.3. Revolução CUir» 2.3.1. Irrisão da masculinidade hegemônica em Prata paraíso, da Cia. Espaço em Branco» 2.3.2. Bruna Kury: Cu-EscorpiãoCapítulo 3: Descolonizan