O UMBRAL DA SOMBRA

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9788527307376
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    • 1
      Autor
      ORDINE, NUCCIO Indisponível
    • 2
      Editora
      PERSPECTIVA Indisponível
    • 3
      Páginas
      310 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2006 Indisponível
    • 5
      Ano
      2006 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      12.5 x 22.5 x 1.7 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788527307376 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      01/01/2006 Indisponível
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Do ''''Candelaio'''' (1582) aos ''''Furori'''' (1585), o entrelaçamento de filosofia, literatura e pintura constitui um dos núcleos teóricos mais importantes do pensamento de Giordano Bruno (1548-1600). O conjunto das sete obras italianas se abre com uma comédia na qual o protagonista é um pintor-filósofo e se completa com um diálogo no qual um filósofo-pintor pinta e comenta imagens. Para o Nolano, filosofar (mito da caverna em Platão e nos neoplatônicos) e pintar (mito das origens da pintura em Plínio, Quintiliano, Alberti, Vasari) significa sobretudo partir da sombra e fazer a desesperada tentativa de superar-lhe o umbral. À luz deste tema, documentado com uma preciosa iconografia, Nuccio Ordine analisa com clareza e rigor a gênese e o desenvolvimento da obra italiana de Bruno, mostrando a profunda unidade que liga a pièce parisiense aos seis diálogos londrinos. Trata-se de obras concebidas como um programa preciso e orgânico. No ''''Candelaio'''', como numa verdadeira ouverture, já se configura uma série de temas que serão posteriormente desenvolvidos nos seis movimentos sucessivos da ''''nova filosofia''''. Bruno ''''reescreve'''', enfim, em nome do infinito, as relações do homem com a natureza e com o saber, com a língua e com a literatura. Funde céu e terra, forma e matéria, religião e vida civil, diálogo e comédia, sério e cômico. Quer fazer ''''ver'''' o que os outros não veem. E o faz - basta pensar na original releitura dos mitos de Acteon e de Narciso - com a plena consciência de que cada transgressão gera uma metamorfose, uma nova consciência de si mesmo e do mundo à sua volta. Assim, não será por acaso que o filósofo apaixonado pela sabedoria testemunhará com a sua própria vida o vínculo profundo entre existência e conhecimento, palavra e pensamento, biografia e filosofia.

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