OS ELEMENTOS DA TEOLOGIA

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    • 1
      Autor
      ANTONIO, VARGAS Indisponível
    • 2
      Editora
      ODYSSEUS Indisponível
    • 3
      Páginas
      688 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2024 Indisponível
    • 5
      Ano
      2024 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 21 x 1 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786588738160 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
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Deus existe? A alma vive separada do corpo? A providência guia todas as coisas para o bem? O leitor tem em mãos a tradução dos Elementos da Teologia de Proclo (412-485 E. C.), a mais antiga tentativa (dentre as que chegaram a nós) de responder a essas questões metafísicas seguindo o modelo dos Elementos de Euclides, constituídos de mais de duzentas proposições organizadas em uma ordem lógica, de modo que cada proposição vem acompanhada de uma prova e as provas das proposições posteriores, valendo-sedas proposições iniciais para a sua fundamentação. Nesse sentido, cabe assinalar que Proclo já foi chamado de "o filósofo mais influente do qual você nunca ouviu falar", o quepoderá ser comprovado por meio da leitura da presente obra. Nela se encontram argumentos favoráveis à existência de um mundo fundado em um único princípio divino, hierarquicamente organizado, com almas imortais e espíritos mediando entre a alma e o divino - uma imagem que pode parecer familiar aos que comungam da herança cristã, na qual Proclo teve enorme influência, especialmente por meio de Dionísio, o Areopagita, e de Tomás de Aquino. (A própria palavra "hierarquia" foi cunhada pelo Areopagita na sua adaptação cristã da metafísica procliana.) Por outro lado, há muitos elementos da tradição esquecidos: Proclo argumenta que há não só um, mas vários deuses; que não há apenas uma providência, mas muitas, cada uma sendo uma metafísica própria que participa do governo do mundo; que a origem de todas as coisas não é o bem, mas o valor, que está além da oposição entre o bem e o mal; que a alma é imortal, mas não particularmente humana, e transmigra por infinitas vidas. Desta perspectiva metafísica de Proclo, o que chamamos de "nosso corpo" é apenas a derradeira vestimenta de um veículo luminoso e perpétuo da alma.

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