Luis Gusmán (org) Autores: María Moreno, Sergio Chejfec, Luis O. Tedesco, C. E. Feiling, Antonio Oviedo, María Martoccia, Gustavo Ferreyra, Jorge Consiglio, Sergio Bizzio, Flavia Costa, Juan Becerra, Guillermo Piro, Pablo Katchadjian, Ana Arzoumanian, Matías Serra Bradford, Mariano Fiszman, Daniel Guebel, Martín Kohan, Matilde Sánchez, Luis Chitarroni, Federico Jeanmaire, Anna Kazumi Stahl, Marcelo Cohen, Alan Pauls, Ricardo Zelarrayán, Florencia Abbate e Roberto Raschella. Neste livro estão reunidos textos de 27 escritores argentinos contemporâneos, muitos deles publicados no Brasil pela primeira vez, outros já consagrados e conhecidos em língua portuguesa. É a chance de o leitor brasileiro conhecer um mapa da produção argentina atual para além dos escritores tornados famosos pelo boom literário dos anos 1960. Os outros foi organizado pelo escritor e psicanalista argentino Luis Gusmán, a partir da ideia de que uma antologia não precisa resultar necessariamente em soma pois, para ele, "Os outros quer dizer diferença". Diferença nos mais diversos sentidos. A nacionalidade, por exemplo, neste início de século 21 é um conceito incerto e movente. Assim, cabem nesta antologia argentina tanto o olhar do viajante argentino nos Estados Unidos (Sergio Chejfec) quanto o da nipo-americana que adotou a língua espanhola como pátria literária (Anna Kazumi Stahl). Em relação aos temas, são diversos os territórios, desde a saborosa memória de uma história de migração armênia ("Amor pela armênia", de Matilde Sánchez), a evocação mítica da Calábria que destrói a língua espanhola ("Se tivéssemos vivido aqui", de Roberto Raschella), até a narração de um episódio misterioso da vida de Stendhal na Letônia ("O nariz de Stendhal", Daniel Guebel) e do próprio passado argentino, em intimistas construções histórico-narrativas ("O cerco", de Martín Kohan; "Vida de uma bala", de Juan Becerra). Quanto aos gêneros, comparecem a crônica na cidade, sintetizada em uma praça ("Tenha dó (Praça Miserere)", de María Moreno); a poderosa prosa poética de Luis Tedesco; e o diário de um tradutor viciado, Rímini, personagem constante na obra de Alan Pauls (conhec