Em 1985, Yale Tishman, jovem diretor de fomento de uma galeria de arte em Chicago,está prestes a dar uma tacada de mestre ao captar uma coleção extraordinária de obrasdos anos 1920: Modigliani, Metzinger, Soutine, Pascin, Hébuterne, Foujita...Ao mesmo tempo que a carreira começa a deslanchar, o massacre provocado pelaepidemia de AIDS cresce à sua volta, aproximando-se impiedosamente daqueles quetanto ama e trazendo consigo o preconceito, o descaso e a indiferença de um governopropositalmente negligente.Enquanto Yale se despede de Nico - um de seus melhores amigos -, o relacionamentocom Charlie, companheiro e ativista dos direitos LGBT, começa a ser testado pelo efeitodominó provocado pelas mortes. Charlie e Yale sabem que o vírus está rondandoperigosamente o casal.Trinta anos mais tarde, Fiona, a melhor amiga de Yale e irmã de Nico, está em Paristentando encontrar a filha que sumiu com o companheiro após entrar para uma seita.Hospedada com um velho amigo, fotógrafo renomado que documentou a epidemia emChicago, ela encara as devastadoras maneiras como a AIDS afetou sua vida e suarelação com a filha, com a família e consigo mesma.Essas duas histórias interligadas nos mergulham na profunda tristeza e no caos queassolou os anos 1980, enquanto Yale e Fiona lutam para encontrar esperança em meio àcatástrofe.Makkai nos transporta magistralmente para um mundo de amor e perda, de sonhos edecepções, e para o coração da comunidade gay sendo aniquilada não somente pelovírus e pelo medo, mas também pela falta de remédios, de assistência médica, devontade política, de políticas públicas e, principalmente, pela falta de compaixão eempatia.Uma obra-prima da literatura moderna, OS QUE TANTO ACREDITARAM levantaquestões como ativismo, redenção, tragédia, otimismo, hipocrisia, e de como nosconectamos com os horrores de uma doença mortal, com o legado do vírus, com asolidão de uma geração dizimada, mas também com o poder da amizade e dagenerosidade, poder que aflora em momentos tão dolorosos quanto o início da epidemiade AIDS.