Paulo Freire é hoje um educador mundialmente conhecido de nome, mas sua filosofia da educação e perspectiva pedagógica são ainda muito pouco pesquisadas. Este é, seguramente, um dos motivos por que se desconhece, também, o seu trabalho nos movimentos de cultura popular. Perseguidos pela ditadura militar, a história possibilitou mais a projeção, pelas obras e pela atuação, do nome de Paulo Freire e menos a do trabalho de cultura popular que esses movimentos realizavam. Este livro procura equilibrar essa balança. Mas não só isso. Voltando-se ao começo das discussões sobre conceitos importantes do pensamento freiriano, como conscientização, cultura, humanismo, democracia, entre outros, é muito evidente o diálogo entre suas ideias e as de outros pensadores - menos conhecidos - nos movimentos de cultura popular, como Germano Coelho, Jomard de Brito e Carlos Estevam Martins. Assim, abrir o baú de ideias e propostas político-pedagógicas dos movimentos de cultura popular é, também, redescobrir Paulo Freire. E, nesse diálogo, acompanhar a construção de uma filosofia da educação a partir da cultura popular e para a libertação.