PEDAGOGIA DA ADOÇÃO - CRIANDO E EDUCANDO FILHOS ADOTIVOS

SKU 52066
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9788536268743
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    • 1
      Autor
      Luiz Schettini Filho Indisponível
    • 2
      Editora
      JURUÁ EDITORA Indisponível
    • 3
      Páginas
      94 Indisponível
    • 4
      Edição
      3 - 2017 Indisponível
    • 5
      Ano
      2017 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      15 x 0.6 x 21 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788536268743 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
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Adotar um filho significa assumir uma trajetória específica para concretizar uma filiação e constituição familiar. É um processo que abrange integralmente a pessoa em sua subjetividade, fundamentando-se em conteúdos racionais e emocionais. É uma decisão de ordem existencial, e como tal, requer uma vivência internalizada do projeto adotivo.Do ponto de vista concreto e objetivo, a adoção é apenas uma forma diferente de se ter filhos, que não difere da filiação biológica no processo de criá-los e educá-los. Entretanto, se, por um lado, é um caminho possível, por outro, existem peculiaridades que fazem parte deste contexto, que não podem ser desconsideradas.Ao nos oferecer "Pedagogia da Adoção", o autor preenche uma lacuna bibliográfica importante. Com sua natural sensibilidade de pai adotivo, acrescida da sabedoria construída ao longo de quarenta anos de prática clínica psicológica, vasculha todos os meandros do processo adotivo, debruçando-se sobre as singularidades dessa trajetória.Engana-se o leitor que pensa encontrar aqui uma apologia à adoção. O autor, com muita propriedade, trata de questões básicas sobre a adoção de filhos, mas, também, corajosamente, aborda assuntos doloridos e contundentes, tais como "A impotência e a filiação adotiva", "As virtudes e defeitos do filho adotivo", "As dores e os prazeres da adoção", entre outros. São reflexões importantes que gravitam em torno do enfoque central, a criação e a educação de filhos adotivos na sua forma incomum de inserção nas relações parentais. A abordagem, num enfoque psicológico e pedagógico, pretende oferecer alternativas de convivência familiar dentro de um contexto educacional adequado.Ao longo de suas considerações sobre a singularidade da filiação adotiva, o autor refere-se à similitude como indicador da diferença, ou seja, os filhos adotivos, como todos os filhos, percorrem o caminho da semelhança e, por isso, são também marcados por suas diferenças. No caso dos adotivos, a sua diferença histórica não deverá ser relacionada com estados de insuficiência ou de deficiência.Em "Pedagogia da Adoção", o autor nos ensina a delicadeza dos processos pedagógicos. Não existe umapedagogiafixa e imutável aplicada a pessoas que, por sua natureza, são singulares. Há, sim,pedagogias, que levam em conta não somente as marcas das diferenças como também os momentos individuais de desenvolvimento. Aspedagogiassão ações artesanais e o espaço pedagógico é construído nas interações do cotidiano. É na relação com os f

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