PEDAGOGIA DO QUARTEL: FORMAÇÃO DE CORPOS DÓCEIS NAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NO ESTADO DO PARANÁ

SKU 217499
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    • 1
      Autor
      SILVA, JOSELITA ROMUALDO DA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      215 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2023 Indisponível
    • 5
      Ano
      2023 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.3 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525044491 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      11/05/2023 Indisponível
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Em outubro de 2020, o estado do Paraná, em meio à pandemia do Coronavírus, iniciou o maior processo de militarização de escolas públicas estaduais do país. O programa, criado por meio da Lei Estadual n.º 20.338/2020, incorporou militares e a cultura militar nas escolas. Inicialmente, ele foi baseado no Programa Escolas Cívico-Militares (Pecim) do Governo Federal, mas adquiriu características próprias e representou mudanças significativas em todas as dimensões que estruturam o trabalho pedagógico no ambiente escolar, como a gestão, o currículo, a prática docente, as relações interpessoais e a divisão dos espaços e tempos escolares. O livro Pedagogia do quartel: formação de corpos dóceis nas escolas cívico-militares no estado do Paraná analisa, de forma profunda, os motivos pelos quais o governador do estado do Paraná militarizou um número tão significativo de escolas públicas ao mesmo tempo e mostra o posicionamento de diferentes agentes formuladores dessa política, desvelando especialmente as narrativas utilizadas pelos deputados conservadores em defesa da construção do programa. O livro apresenta também a denúncia do projeto formativo estabelecido nesse modelo educativo, o qual fere direitos e tenta padronizar mentes e corpos, a partir de práticas de disciplinamento e de padronização de condutas dos estudantes.

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