Este livro; fruto de minha tese de doutorado; versa sobre o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Física Escolar; que ocorreu de 2015 a 2018. Entre disputas; normatividades e controle; os currículos escolares fazem parte de um emaranhado de processos político-discursivos; os quais apresentam diferentes demandas a fim de estabilizarem e hegemonizarem discursos acerca do que são saberes necessários e essenciais que estudantes devem ter acesso no ambiente escolar. Por mais que a BNCC; como uma política de centralidade curricular; tente fixar sentidos e significações à Educação Física na escola; ela propicia diferentes leituras e interpretações inerentes ao próprio campo da discursividade. As identificações e interpretações realizadas por mim nesse exercício; enquanto pesquisadora e professora da Educação Básica e do Ensino Superior; reforçam a compreensão de que as políticas curriculares são processos políticos e discursivos marcados pela textualidade e de que; por mais que se tente fechar a significação acerca da Educação Física Escolar; isso é da ordem do impossível; pois proporciona o adiamento incessante da significação. Assim; convido você a essa leitura para pensarmos os ordenamentos políticos da BNCC para a Educação Física Escolar que sempre serão provisórios e contingentes.