POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENTRE DISPUTAS, NORMATIVIDADE E CONTROLE

SKU 173614
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9786525121628
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    • 1
      Autor
      DESTRO, DENISE DE SOUZA Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      186 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2022 Indisponível
    • 5
      Ano
      2022 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2.2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525121628 Indisponível
    • 10
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      01/03/2022 Indisponível
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Este livro; fruto de minha tese de doutorado; versa sobre o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Física Escolar; que ocorreu de 2015 a 2018. Entre disputas; normatividades e controle; os currículos escolares fazem parte de um emaranhado de processos político-discursivos; os quais apresentam diferentes demandas a fim de estabilizarem e hegemonizarem discursos acerca do que são saberes necessários e essenciais que estudantes devem ter acesso no ambiente escolar. Por mais que a BNCC; como uma política de centralidade curricular; tente fixar sentidos e significações à Educação Física na escola; ela propicia diferentes leituras e interpretações inerentes ao próprio campo da discursividade. As identificações e interpretações realizadas por mim nesse exercício; enquanto pesquisadora e professora da Educação Básica e do Ensino Superior; reforçam a compreensão de que as políticas curriculares são processos políticos e discursivos marcados pela textualidade e de que; por mais que se tente fechar a significação acerca da Educação Física Escolar; isso é da ordem do impossível; pois proporciona o adiamento incessante da significação. Assim; convido você a essa leitura para pensarmos os ordenamentos políticos da BNCC para a Educação Física Escolar que sempre serão provisórios e contingentes.

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