São cinco os princípios extensionistas presentes no documento Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012): interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; impacto na formação do estudante; e impacto e transformação social. Como não necessariamente perpassam a prática docente e a formação promovida nas instituições de ensino superior público, em seus diferentes níveis, entende-se que é necessário compreendê-los como conceitos; e suas implicações na Extensão Universitária e, consequentemente, na prática pedagógica - e, como ideal, na formação promovida; a fim de melhor saber percebê-los, concebê-los, planejá-los e implementá-los. Este livro tem por objetivo apresentar e refletir, em uma perspectiva mais conceitual, sobre cada um desses princípios, a fim de contribuir para a sua consolidação na Extensão Universitária brasileira, e na discussão da própria concepção de universidade pública e de formação por ela desenvolvida. Tal contribuição vai ao encontro do esforço do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Públicas Brasileiras (FORPROEX) de fortalecimento da Extensão Universitária nas instituições de ensino superior públicas brasileiras, de tê-la como obrigatória ao longo da formação dos estudantes por elas atendidos, avançando em relação à institucionalização já existente, para a consolidação de uma prática em que os princípios que sustentam a atual concepção de Extensão, sejam assumidos e permeiem as atividades extensionistas, de forma fundamentada.