Minha tarefa é o estudo da natureza humana - D. W. WINNICOTT ----Dentre aqueles dedicados à pesquisa deslocada de psicanálise desde o Brasil,Rosana Onocko-Campos se destaca de modo especial. [...] Esta psicanalista deesquerda argentina chegou ao Brasil tendo no país possibilidade de refúgiopara a própria vida, com uma carga de esperança histórica e teórica radicaisque encontrou aqui terreno de investigação e criação de uma política de saúdemental articulada a um questionamento histórico-teórico da própria psicanálise.Logo reconheceu que a situação formativa e social de países latinoamericanos[...] necessitava tanto da produção de uma infraestrutura [...],quanto a teoria psicanalítica mais ampla necessitava de situação históricanova em tais condições. Pois, "se Freud tivesse realizado sua psicanálise noBrasil ele não teria abandonado a teoria do trauma" uma vez que o país fazconviver um horizonte imediato de acessos a direitos e às benesses da vidaeconômica modernizada, de trabalho, consumo e cidadania política, comsua mais profunda e permanente exclusão na vida de uma massa humana depobres, negros, pardos e brancos, homens e mulheres, milhões de fragilizadospor uma lógica social concreta e permanente de desprezo, descarte e mesmo deextermínio. Rosana é uma psicanalista que levou esses problemas, a vida deuma clínica socialmente verdadeira no Brasil, inteiramente a sério em suavida de pensadora crítica da psicanálise, criadora de condições sociais as maisamplas possíveis para a psicanálise operar e se compreender neste mundo.- Da Apresentação, de Tales Ab'Sáber--------No livro Psicanálise e Saúde Coletiva:interfaces 2, Rosana Onocko-Camposenfrenta uma das questões cruciais para oavanço do campo disciplinar da SaúdeColetiva, que diz respeito ao lugar dosujeito, esse espaço de integração entre obiológico e o social, o individual e ocoletivo. Também de confrontação de doisparadigmas usados para pensar a questão dasaúde. Para nós, a constituição do sujeito configurauma ação que afirma sua autonomia econsciência, dentro de um enquadramentoque não foi por ele escolhido. É no interiordessa tensão entre determinação social eafirmação da liberdade individual e grupalque buscamos encontrar o lugar daconstituição dos sujeitos. É no interior dadisputa de regimes de verdades em torno daboa ordem que o indivíduo se constituicomo sujeito, construindo sua identidadesocial e política. Mesmo as tentativasautocráticas de monopol