A Psicogramática é um texto que pode ser incluído entre os clássicos da educação. É também o texto de uma estudiosa cujo pensamento é hoje inquestionavelmente vivo e atual, no qual o professor pode encontrar múltiplos estímulos para a realização de um ambiente de aprendizagem que permita à criança adquirir consciência das funções gramaticais de sua língua."Todo este estudo é um meio estupendo de ginástica mental, de penetração em si mesmo e também uma maneira de 'aperfeiçoar' e 'fixar' a formada língua. A gramática não faz a língua - e não faz um escritor. Dá, sim, o caminho para 'penetrar' na linguagem que já se possui, para fixá-la e aperfeiçoá-la e, portanto, é extremamente útil para a criança que está organizando-a com sua própria força"."Quando o alfabeto entra em contato com a linguagem articulada, torna-se uma chave que abre um segredo e realça toda a linguagem na totalidade. Quem quer que extraísse este significado do alfabeto, colocaria obstáculos no aprendizado e retornaria ao nível da pictografia e dos hieróglifos".Sobre o autor: Maria Montessori (Chiaravalle, 31 de agosto de 1870 - Noordwijk aan Zee, Países Baixos, 6 de maio de 1952) foi uma médica, e pedagoga católica italiana. É conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em dia em escolas públicas e privadas mundo afora. Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adoptou o princípio da auto-educação, que consiste na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o espaço escolar e o material didático.
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