PSICOLOGIA PEDAGÓGICA

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    • 1
      Autor
      JULES DE LA VAISSIÀRE, S.J. Indisponível
    • 2
      Editora
      LICEU Indisponível
    • 3
      Páginas
      256 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2020 Indisponível
    • 5
      Ano
      2020 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.5 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786586992090 Indisponível
    • 10
      Situação
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Com mais forte razão dever-se-ia distinguir a psicologia pedagógica da pedologia.A pedologia (Child study, na Inglaterra) tem por finalidade reunir em um todosistemático, o conjunto dos conhecimentos sobre a natureza e o desenvolvimento dacriança.Esta ciência difere da psicologia pedagógica, não só pela maior extensão desua matéria como por seu objeto formal. Há, entre estes dois ramos de conhecimentos,diferenças análogas às que distinguem a antropologia da medicina; a pedologia é umaciência especulativa e não exclusivamente normativa, como a psicologia pedagógica."A psicologia pedagógica, ciência positiva dos fenômenos psicológicos em suasrelações com os problemas pedagógicos, não é, pois, a arte da educação, mas a ciênciapsicológica orientada para a arte da educação. Esta nota tem sua importância no intuitode evitar confusões prejudiciais. A ciência, mesmo quando tem por fim estabelecerregra de ação, permanece especulativa e universal; por conseguinte, o caso concretocontém sempre aspectos que a lei científica negligencia. Se a ciência do médico ou doengenheiro fossem aplicadas sumariamente aos casos concretos, sem considerar o quea abstração científica eliminou, as pontes ruiriam e os remédios matariam. Um autormoderno desenvolve com muita precisão este pensamento: "O domínio da ciência éa abstração. Quando ela excede este domínio e invade o da arte, expõe-se a gravesinconvenientes: é então que ela pode fracassar. Não que a matéria da arte (A realidadeconcreta) escape às leis da ciência. Nem se diga que a arte não recebe ou não devareceber a direção da ciência, mas o que se afirma, é que esta não pode proporcionarà arte senão uma orientação. O objeto da arte é a ação, o da ciência, a especulação".Todos os que se dedicam à pedagogia científica devem ter sempre presentes estasobservações. A criança e o adolescente, são realidades complexas, entre todas, cujomanejo apropriado exige o maior tato. O educador esclarecido deve ter, por ideal, ohábil construtor que não é exclusivamente um empírico nem um cientista, mas que seesforça para reunir as qualidades de um e de outro.Em sua notável obra pedagógica, W. James expende algumas observações, dasquais muitos se têm apoderado para incriminar a introdução da experiência na arte daeducação:"A psicologia é uma ciência; a educação, uma arte... Jamais as artes se originaramdiretamente das ciências. É através de um espírito engenhoso, capaz de pôr emação sua originalidade, que se abre

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