QUANDO O MERCADO E O MUSEU SE ENCONTRAM: UMA ANÁLISE SOBRE A DINÂMICA DAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS DA CONTEMPORANEIDADE

SKU 63975
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    • 1
      Autor
      CUNHA, MARINA RORIZ RIZZO LOUSA DA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      287 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2018 Indisponível
    • 5
      Ano
      2018 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.8 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547320010 Indisponível
    • 10
      Situação
      Esgotado Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      26/09/2018 Indisponível
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Na contemporaneidade o mercado invade as mais diversas instituições. Tudo se transforma em mercadoria, e a cultura se reorganiza tomando emprestados aspectos de uma indústria de escala global, sujeita às regras do mercado. Trata-se de uma nova dinâmica social, que será também absorvida pelo mundo dos museus. Essas entidades, antes centradas em si mesmas, reorganizam suas estruturas buscando adequar-se às demandas dos coletivos sociais. Sofrerão processos de hibridação, passarão a se organizar sob nova roupagem, combinando-se e gerando novas estruturas, objetos e práticas. De instituições autocentradas, muitas caminham para se estruturarem como meios de comunicação de massa. Até mesmo a dimensão do poder parece se reorganizar: de uma estrutura vertical e bipolar, dividida de maneira simples e polarizada, para relações sociopolíticas descentralizadas e multideterminadas, com novas vozes e discursos emergindo com poder de autoridade no ambiente museológico. Nesse contexto, como os museus podem garantir sua posição como espaços legitimadores de valores de classe? A nova roupagem contemporânea pode ser apenas outro modus operandi para afiançar a construção de um consenso mais atual acerca do papel dos museus na atualidade e camuflar sua verdadeira atuação: a manutenção da hegemonia de classes. Partindo desse pressuposto, este livro tem como objetivo compreender a dinâmica contemporânea das instituições culturais da elite, em especial os museus de arte. Procura estruturar o modelo sociológico pelo qual esses organismos se configuram na atualidade. Para tanto, usa o estudo comparativo de dois casos geograficamente distantes, um no Brasil, o Instituto Inhotim (Minas Gerais), e outro nos Estados Unidos, o Saint Louis Art Museum (Missouri).

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