SABER SOBRE OS HOMENS, SABER SOBRE AS COISAS - HISTÓRIA E TEMPO, GEOGRAFIA E ESPAÇO, ECOLOGIA E NATUREZA

SKU AR1377
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9788574902449
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    • 1
      Autor
      Frederico Guilherme Bandeira de Araujo Indisponível
    • 2
      Editora
      DPA Indisponível
    • 3
      Páginas
      368 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2003 Indisponível
    • 5
      Ano
      2003 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 2 x 21 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788574902449 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
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No mundo atual, parece evidente a crise epistemológica que se traduz na necessidade de modos de saber sobre homens e coisas de caracteres distintos dos que vigeram até então. Saber sobre os homens, saber sobre as coisas é uma reflexão sobre a problemática do conhecimento na sociedade ocidental. Tendo por mote a crise epistêmica contemporânea, volta-se, num primeiro momento, à busca do entendimento de como se configura o quadro referencial ora em descrédito. Especialmente, procura desvelar nesse processo as categorias história, geografia e ecologia, e suas respectivas ideias-suporte de tempo, espaço e natureza. Com esse intuito, realiza uma leitura crítica sobre como as questões do devir humano e da natureza são abordadas e relacionadas desde a eclosão da cultura grega originária até a modernidade. Em desdobramento, agora centrado no domínio moderno, faz uma retrospectiva das críticas de diversos matizes ao saber histórico e recupera elementos de novidade no saber sobre o que vem à tona na ciência do século XX. Ao final, focaliza a problemática do saber sobre os homens no contexto contemporâneo, particularmente as tópicas que dizem respeito à história e ao tempo, à geografia e ao espaço, à ecologia e à natureza. O ponto de vista assumido é o de um perspectivismo histórico do conhecimento. Saber sobre os homens, saber sobre as coisas, porém, não é uma trajetória que visa a construir novos marcos a serem assumidos incondicionalmente no presente; tem por intuito apenas clarificar fundamentos relativos às possibilidades da construção do saber sobre os homens no mundo atual, de modo a oferecer um quadro de referências múltiplas possíveis, uma "episteme não canônica".

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