A mobilidade urbana expressa uma educação em movimento, no movimento. Circular na cidade pelos mais diferentes meios de locomoção deflagra processos de ensino-aprendizagem constituintes de experiências formativas imanentes às táticas cotidianas de sentir-fazer-saber caminhos. Por outro lado, supõe confrontos com os conflitos sociais emergentes das contribuições entre a vida privada e a vida pública.Entre os anos de 2013 e 2014, o autor deste livro morou em Maceió e conviveu com os dilemas do uso do transporte coletivo na capital alagoana. Produziu relatos de viagens como passageiro das linhas de ônibus entre sua casa e a Universidade Federal de Alagoas (local de seu trabalho à época), articulando experiências como educador e praticante deetnografia na produção de minicrônicas compartilhadas em redes sociais on-line/off-line.A composição literária inspirada nas literaturas de protesto dos movimentos sociais em defesa do passe livre, bem como nas crônicas de crítica social de Eduardo Galeano, recorreu também a inspirações teórico-metodológicas advindas da filosofia, da antropologia e da sociologia. O resultado de todo este trabalho encontra-se reunido nesta obra.Além dos caminhos percorridos para fazer os trajetos de casa aotrabalho, o autor oferece-nos os itinerários intelectuais adotados para a produção de suas minicrônicas e uma análise dos efeitos gerados no compartilhamento de suas experiências no Facebook.Saberes em trânsito destaca as formas de aprender-ensinaremergentes do esforço de atravessamento dos conflitos e dos paradoxos presentes na vida dos usuários de transportes urbanos no Brasil.