Os autores fazem reflexões a partir de suas pesquisas em temas envolventes sobre o Serviço Social e a Educação como direito humano. Passam pelo direito da criança na educação infantil, olhando o processo de aprendizado e o impacto deste em sua vida adulta. Apresentam o papel do docente na formação de profissionais críticos, defensores dos direitos, e o enfrentamento das expressões da questão social. Trazem o Estágio Supervisionado como espaço importante na formação profissional e qualificação para o mercado de trabalho, exercício de atribuições privativas, competências e habilidades da profissão. O perfil dos estudantes integra a obra provocando a reflexão para a necessidade de se conhecer o aluno, suas expectativas e interesses na academia. A Pesquisa e Extensão Universitária destacando-se como estratégias, recurso e ferramenta na consolidação da educação com qualidade. Os artigos propostos foram construídos e alicerçados pelo interesse em trazer à Educação Superior, seu compromisso ético político, trabalho acadêmico e científico, na construção da sociabilidade do direito, de trabalhadores competentes, críticos e comprometidos com a formação e com a humanidade.