SINAIS SAGRADOS

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9789898293985
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    • 1
      Autor
      GUARDINI, ROMANO Indisponível
    • 2
      Editora
      SECRETARIADO NACIONAL DE LITURGIA Indisponível
    • 3
      Páginas
      80 Indisponível
    • 4
      Edição
      2 - 2017 Indisponível
    • 5
      Ano
      2017 Indisponível
    • 6
      Origem
      IMPORTADO Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      15 x 21 x 0.5 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9789898293985 Indisponível
    • 10
      Situação
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A Liturgia trata de realidades sensíveis que nos desafiam a ver o invisível. Os sinais sagrados remetem, com efeito, para a sacramentalidade da Igreja, tanto nos Sacramentos como nos Sacramentais. A sensibilidade do ver, ouvir, tocar e sentir o bom odor ultrapassa a compreensão intelectual. O coração da Liturgia pulsa de modo particular nos Sacramentos, que a teologia clássica define como sinais sagrados e eficazes da graça, por realizarem aquilo que significam, razão pela qual alguns autores preferem falar de sinais sagrados ou litúrgicos. A própria Sacrosanctum Concilium, quando descreve a Liturgia, fala de sinais «sensíveis» (n. 7) e «visíveis» (n. 33), através dos quais é significada e realizada a santificação do homem, do modo próprio de cada um deles (cf. n. 7). «Por conseguinte, não é só quando se faz a leitura do que foi escrito para nossa instrução, mas também quando a Igreja reza, canta ou actua que a fé dos presentes é alimentada» (n. 33). Na verdade, as aquisições que emergiram gradualmente no decurso dos anos, a partir da renovação bíblica, patrística e litúrgica, tiveram influência na maneira de entender o universo dos Sacramentos e Sacramentais, como se adivinha ao ler a Sacrosanctum Concilium: «Os Sacramentais são sinais sagrados pelos quais, de certo modo à imitação dos Sacramentos, se significam realidades sobretudo de ordem espiritual, que se obtêm pela oração da Igreja» (n. 60). Como pensava o grande pedagogo da teologia e da celebração litúrgica Romano Guardini, e escreveu na primavera de 1927, «é pois necessário, antes de mais, apreender aquele acto vivo, pelo qual o fiel compreende, recebe e executa os santos "sinais sensíveis da graça invisível". Trata-se em primeiro lugar de "educação litúrgica", não de ensinamento litúrgico, embora este não se deva separar daquela» (p. 9). A formação litúrgica é, com efeito, de importância primordial. Contemplando os apoteóticos frescos de Miguel Ângelo que embelezam a Capela Sistina, podemos ver na magnífica cena da criação, o dedo dador de vida de Deus que se alonga e quase toca o dedo estendido de Adão reclinado, como uma imagem da Liturgia que nos toca em seus Mistérios. A Liturgia, fonte e vértice da vida e da missão da Igreja, realiza sacramentalmente a presença do mistério de Cristo ressuscitado nos sinais sensíveis e visíveis do rito e segundo uma linguagem aberta ao homem e às suas variáveis culturais. Esta publicação ou breves ensaios, como prefere chamar-lhe o próprio

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